Neto de portugueses, Ozires é filho dos paulistas Arnaldo de Oliveira Silva e Helena Beldinanzi. Foi coronel da Força Aérea Brasileira e formou-se em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Foi ministro da Infraestrutura e ministro das Comunicações do Brasil. Destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica no Brasil. Capitaneou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante. Em 1951 fez o curso de piloto militar da Escola de Aeronáutica. Em 1954 fez o curso de piloto de Patrulha e da tática Anti-Submarino Aeronaval. Liderou em 1969 o grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, dando início à produção industrial de aviões no Brasil. Presidiu a empresa até 1986, quando foi nomeado presidente da Petrobras, cargo que exerceu até 1989.
Em maio de 1986, pilotando o próprio avião Xingu da Embraer, ele viveu um episódio conhecido como a “Noite Oficial dos OVNIs”, quando 20 objetos não identificados foram detectados no espaço aéreo pelo Cindacta de Brasília.
Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura, sendo condecorado em agosto do mesmo ano pelo presidente Fernando Collor com a Ordem do Mérito Militar no grau de Grande-Oficial especial.
Em 1991 retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994. Também atuou como presidente da Varig por dois anos (2000-2002).
Criou em 2003 a Pele Nova Biotecnologia em Ribeirão Preto, primeiro fruto da Academia Brasileira de Estudos Avançados, empresa focada em saúde humana cuja missão é a pesquisa, desenvolvimento e produção de tecnologias inovadoras na área de regeneração e engenharia tecidual. Ozires Silva também faz parte de uma série de Conselhos e de Associações de Classe. Em 18 de novembro de 2008, a Unimonte apresenta à sociedade Ozires como seu novo reitor. Em 2018, a Unimonte foi adquirida pelo grupo Anima Educação, que administra também a Universidade São Judas Tadeu, entre outras instituições. A Unimonte passou a ser denominada Centro Universitário São Judas Tadeu – Campus Unimonte, mantendo Ozires Silva como reitor até outubro de 2018. A partir de então, passou a atuar como Chanceler da Universidade São Judas, continuando também como Presidente do Conselho de Inovação da Ânima Educação.
Fonte: Wikipedia
Ozires Silva é orgulhosamente mantido com WordPress